Após votação, novo uniforme de alunos da rede estadual do ES é escolhido e será confeccionado por presos
12/08/2025
(Foto: Reprodução) Alunos desfilaram com o uniforme mais votado que será distribuído de forma gratuita para estudantes da rede pública estadual do Espírito Santo
Montagem/g1
O uniforme escolar que será distribuído de forma gratuita para mais de 200 mil alunos da rede estadual a partir de 2026 foi escolhido após votação. Todos os modelos na disputa foram feitos pelos próprios estudantes e o mais votado foi divulgado nesta segunda-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória.
A votação aberta pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em maio contou com cerca de 54 mil votantes. O modelo preferido entre as seis propostas que estavam na disputa foi o Grupo Traço Capixaba (azul marinho), com 26 mil votos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Com isso, a previsão é de que antes das aulas ou no primeiro dia de aula a partir do próximo ano os alunos vão receber um kit com duas camisas de algodão, uma bermuda e calça de tactel.
A entrega deve ser feita nas próprias unidades de ensino em que os jovens estudam, mas a logística de como será feita essa distribuição ainda é estudada pela Sedu.
Até 2025, os próprios pais precisavam comprar a camisa do uniforme da rede, que custa em torno de R$ 30.
Os cerca de 800 mil itens já começaram a ser confeccionados por detentos do sistema prisional de Vila Velha e Colatina, no Noroeste do estado, por meio do Programa Costurando o Futuro, em parceria da Sedu com a Secretaria da Justiça (Sejus).
Estudantes da rede pública de ensino do Espírito Santo participaram de desfile com uniformes feitos por eles mesmos
Thiago Coutinho/Sedu
Confira os modelos mais votados:
Grupo Traço Capixaba (Azul Marinho) = 26.795
Grupo Traço Capixaba (Branco) = 9.817
Grupo Ícones do ES = 6.328
Grupo ES Cria = 4.821
Grupo Traço Capixaba (Azul Claro) = 2.599
Grupo Badejo = 2.824
Outros = 948
Total = 54.132
A iniciativa integra o projeto de renovação promovido pela Sedu e visa atualizar o vestuário escolar e fortalecer o vínculo dos alunos com a instituição pública capixaba.
LEIA TAMBÉM:
CONHEÇA A JUÇARA: Árvore da Mata Atlântica produz fruto semelhante ao açaí e palmito
VIRALIZOU: Professora incentiva alunos a responderem chamada com frases ditas pelas mães
ARQUIPÉLAGO MARTIN VAZ: Pesquisadores fazem expedição inédita ao ponto mais distante do litoral brasileiro
Alunos do Espírito Santo participaram do processo criativo para confeccionar uniforme da rede pública estadual e votaram no modelo preferido
Thiago Coutinho/Sedu
Desfile
Todas as peças foram exibidas durante o desfile que contou com a participação de líderes estudantis, familiares, e também todos os envolvidos na fabricação dos modelos.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, as peças desenvolvidas focaram na identidade, no conforto, na praticidade e no senso de pertencimento.
"O desfile foi um show à parte. Para alguns daqueles alunos, era o produto da sua criação, além disso, eles que votaram, sabem que vão usar aquilo. Para todo mundo fica um sentimento de pertencimento de que eles fizeram parte. Para muitos, foi o primeiro trabalho exposto ali. É um legado que fica", destacou o secretário.
Todos os estudantes que participaram da confecção dos uniformes, sendo os vencedores ou não, receberam uma menção honrosa durante o evento.
Não há um prazo limite para a utilização do novo uniforme ser utilizado. O anterior ficou em uso durante seis anos.
Proposta 1 de uniforme da rede estadual do Espírito Santo - Grupo Traço Capixaba (azul marinho)
Divulgação/Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu)
"Fizemos um movimento de valorização da economia criativa, com a Secretaria de Justiça criando uma demanda para o trabalho já existente dos detentos, que é remunerado e ajuda na diminuição da pena, para os estudantes do ensino superior e das nossas escolas valorizando a sua criação. O uniforme também vai promover mais segurança escolar", comentou o secretário.
Para o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, a oportunidade para que os internos confeccionem os modelos é essencial para a causa de pertencimento durante todo o processo do uniforme: desde os desenhos do modelo até a entrega das roupas prontas.
"O trabalho representa muito mais do que uma simples produção. Trata-se de uma oportunidade de transformação social, onde esses indivíduos podem recomeçar suas vidas, adquirindo capacitação, reconhecimento e uma chance real de reinserção na sociedade. Essa parceria com a Sedu reforça o compromisso do Governo do Estado com a ressocialização. Ao envolver os internos nesse projeto, estamos promovendo uma mão de obra qualificada, que além de contribuir para uma causa tão nobre quanto a educação, também abre caminhos para novos recomeços", comentou Pacheco.
Processo criativo
Detentos vão confeccionar uniformes de alunos das escolas públicas estaduais do Espírito Santo
Divulgação/Sejus
O desenvolvimento do novo uniforme teve início em 26 de abril, com uma maratona criativa realizada no HUB ES+ em Vitória.
O encontro reuniu 40 participantes, entre estudantes de cursos técnicos em design e moda, profissionais das áreas de artes visuais, moda e design, além de servidores da Sedu.
O desafio consistiu em criar propostas que representassem a identidade dos alunos, superando a tradicional diferenciação por cores e adotando um visual contemporâneo, funcional e inclusivo.
Com base nos protótipos gerados durante a maratona os finalistas foram escolhidos e submetidos à votação pública, realizada entre 12 e 28 de maio, no site da Secretaria da Educação.
Projeto de reflorestamento mobiliza escola, vizinhos e transforma área degradada no ES
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo